Arlete Santarosa
e.mail: etesanta@terra.com.br Site: www.arletesantarosa.com.br


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL FORMAÇÃO:
1969: Licenciatura em Desenho pela Universidade de Caxias do Sul De 1970 a 1994: Cursos regulares de gravura no Atelier Livre da Prefeitura e no Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE), ambos de Porto Alegre.
Arlete Santarosa tem presença marcante em atividades ligadas à cultura, integrando por várias vezes a direção do Núcleo de Gravura do Rio Grande do Sul. Criou e editou o boletim “Gravura em Notícia” desta entidade; de 2001 a 2005 e participou da diretoria da Chico Lisboa, gestão 2002/2003. Em Porto Alegre, coordenou dois grandes eventos interativos com o público: Em 2002-”Arte nos Trilhos” patrocinado pelo Ministério dos Transportes junto ao TRENSURB e em 2004, coordenou as oficinas de gravura do Santander Cultural, paralelas à mostra “Impressões-Panorama da Gravura Brasileira”. Integrou o Conselho Estadual de Cultura, como representante eleita do segmento de Artes Visuais, nos períodos de 2004/05 e 2006/07, Também no mesmo período foi conselheira do Museu de Arte Contemporânea do RS.
Como artista plástica tem várias obras em ACERVOS particulares e públicos, no Brasil e no exterior. Destacam-se o Acervo do Departamento de Artes Visuais da Universidade da Região de Joinville; Museu de Gravura Olho Latino de Campinas e Instituto de Cultura Portoriquenha-San Juan/Porto Rico.
Fez várias EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS: destacando-se em 2007, no Centro Universitário UNIVATES de Lajeado, em 1999 na Galeria Domplein, em Utrecht, Holanda; e em 1992, no Saguão do Atelier Livre de Porto Alegre.
Participou de inúmeras EXPOSIÇÕES COLETIVAS, BIENAIS e SALÕES de GRAVURA, destacando-se em 2008 a exposição “Hemisférios”, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, do Instituto de Artes da UFRGS; em 2006 a II Bienal Internacional Ceará de Gravura (artista convidada); em 2005 “Coleção 20 Anos” em comemoração aos 20 anos da Pinacoteca do Centro Cultural Inah Emil Martensen de Rio Grande/RS; em 2003 “Humanidades” na Galeria Tina Zappoli e a II Bienal Nacional de Gravura- Olho Latino no SESC São Paulo; em 1998 “RS Destaques sobre Papel, dentro do Projeto Rio Grande da Arte do Instituto de Artes Visuais do RS e em 1994 no 50º Salão Paranaense/Curitiba. Teve cinco PRÊMIOS de Gravura, destacando-se o 1º Prêmio em Gravura no V Salão Latino-americano de Artes Plásticas , 16º Salão de Artes Plásticas Chico Lisboa e 10º Salão Câmara de Porto Alegre e 1º Prêmio em Gravura no 2º Salão FUNDARTE.. Desde 2006 mantém o projeto “Diálogos Gravados”, em parceria com a artista plástica Lana Lanna, onde desenvolvem um permanente diálogo entre a xilogravura e a gravura em metal. O trabalho resultante participou de várias exposições pelo interior do RS e Brasil, tendo sido a última (2009) no MARCO- Museu de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul. O projeto foi ainda indicado ao III Prêmio Açorianos de 2009, categoria Gravura, em Porto Alegre.